Historial

    


Ao beber um copo e em pé de conversa, um grupo de amigos da terra comentava o facto de não existir aqui, em Rio de Loba, um grupo de música popular…


Como gostavam de música, de tradições e de usos e costumes, até sabiam tocar qualquer coisa, deitaram mãos à obra e decidiram cantar, cantar música popular portuguesa, passar uns momentos juntos, poder pautar novas músicas, e animar as pessoas.


Assim surgiu o grupo de Cantares Pedra Moura em meados de Maio de 2004… este ano, 2014, faz 10 anos de existência !


Inicialmente era composto por 8 elementos, tendo aumentado gradualmente a sua formação, atualmente formado por 16 elementos.


Inicia as suas atuações em Junho de 2004, tendo feito várias actuações na freguesia de Rio de Loba, no concelho de Viseu e percorreu já todo o território português de norte a sul , passando também pela Ilha da Madeira em Maio de 2007 !


Participou no programa da RTP “ Há Volta “ em Setembro de 2008, fez diversos diretos em rádios locais .


Organiza e produz anualmente o ENCONTRO DE CANTADORES DE JANEIRAS . O 1º Encontro de Cantadores de Janeiras em Rio de Loba a 7 de Janeiro de 2006 os II, III até 2014 o VIII... .


A 4 de Janeiro de 2014, aparece publicamente com um complemento ao traje e simultaneamente duas novas musicas …janeiras e boas festas …


Sucede-se uma nova fase no Grupo que consiste em procurar novas músicas e letras populares, trabalhá-las; ensaiá-las e depois cantá-las ao nosso júri: o Povo. Cantem e encantem-se...